Mostra Brasil de Cinema chega na quarta edição!

De  13 a 16 de Julho, a programação é toda aberta ao público e gratuita, na praça Bento Silvério; inscrições já abertas para as oficinas, com vagas limitadas

Vem aí a 4ª Mostra Brasil de Cinema, de  13 a 16 de Julho de 2022, um evento que coloca o audiovisual brasileiro e a cultura hip hop no centro das atenções em Florianópolis. Com exibição de filmes nacionais recém-lançados, debates com a presença de nomes como Aldri  Anunciação, roteirista do filme “Medida Provisória”, e Luiz Bolognesi, diretor de “A Última Floresta”, e oficinas – já com inscrições abertas pelo www.mostrabrasil.com.br, a Mostra será realizada na praça Bento Silvério, Lagoa das Conceição, aberta ao público e gratuita.

A Mostra Brasil de Cinema tem como objetivo principal a formação de novos públicos para o cinema nacional. Além disso, quer contribuir para a quebra de invisibilidade imposta à juventude.

“Buscamos proporcionar espaço para a afirmação do jovem como sujeito de sua própria história, criador de cultura, produtor de conhecimento e protagonista de um modelo de desenvolvimento, centrado no ser humano”, afirma Claudio Rio, diretor da Mostra.

Nos quatro dias de programação, serão exibidos quatro longas-metragens nacionais, entre eles “Medida Provisória”, com direção de Lázaro Ramos e elenco 100% formado por atores e atrizes negras, atualmente em exibição no circuito comercial; e A “Última Floresta”, com direção de  Luiz Bolognesi,  sobre o drama da grande nação yanomami a partir do  olhar do seu líder e Xamã – produção de extrema relevância no momento atual, pela luta dos povos originários e quando o mundo acompanha notícias sobre a morte de ativistas indígenas na Floresta Amazônica. 

Estão na programação também “Chorão – o Marginal Alado” (2021),  com direção de Felipe Novaes, um documentário biográfico sobre o músico brasileiro e sua contribuição para o rock e para a cena underground; e “Marighella”, com direção de  Wagner Moura,  que conta a história dos últimos anos do guerrilheiro, interpretado por Seu Jorge, que liderou um dos maiores movimentos de resistência contra a ditadura militar no Brasil.

A quarta edição da Mostra Brasil de Cinema é financiada com recurso público do 9º Edital de Apoio ao Audiovisual Armando Carreirão 2019/2020, da Prefeitura Municipal de Florianópolis,  Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude, Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Fundo Municipal de Cinema; e do Prêmio Catarinense de Cinema 2021, da Fundação Catarinense de Cultura,  Conselho Estadual de Cultura e Governo do Estado de Santa Catarina e da Lei Aldir Blanc da Secretaria Especial de Cultura,  Ministério do Turismo e Governo do Brasil.

Debates com referências do cinema nacional

Após cada sessão de cinema, vai ter debate com nomes de peso do cinema nacional. Destaque para a participação de Aldri  Anunciação, roteirista do filme “Medida Provisória“ e criador do texto da peça teatral que deu origem ao longa; para o cineasta  Luiz Bolognesi, diretor de “A Última Floresta“; e para Matias Lovro, montador e co-roteirista de “Chorão: Marginal Alado”. É presença confirmada também a escritora, poeta e professora Eliane Potiguara.

(3) Comentários

  1. Oi, isto é um comentário.
    Para iniciar a moderar, editar e excluir comentários, visite a tela Comentários no painel.
    Os avatares dos comentaristas vêm do Gravatar.

  2. Daniel diz:

    Infelizmente, me parece muito desorganizado desde o princípio. Preenchi o formulário duas vezes, achando que poderia ter errado algo. Não existe nenhuma confirmação de envio. Liguei no celular disponibilizado no site, depois de várias tentativas fui atendido. A pessoa que atendeu me orientou a enviar um e-mail para a organização, que também não foi respondido. Agora liguei novamente, e me disseram que meu nome não está na lista de inscritos publicada no site pela alta procura. Só que no site não tem nenhuma lista. Fica difícil dar credibilidade assim, faltando dois dias pra começar.

    1. Mostra Brasil diz:

      Olá Daniel, o Google Forma funciona muito bem e dá uma confirmação ao final da inscrição que foi preenchido e enviado, tanto que recebemos centenas de inscrições. Realmente tivemos um problema de saúde na produção e o celular ficou indisponível, estamos de fato saindo de uma pandemia e suscetíveis a problemas de saúde. A lista de selecionados para oficinas está publicada como uma postagem, tente atualizar a página. Infelizmente não podemos atender a todos por limitação de espaço. Mas venha assistir aos filmes e aos debates que vai ser uma experiência muito enriquecedora. Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.